Imaginemos um ajudante-de-campo que, durante a guerra, tem de atravessar as linhas inimigas para transmitir uma mensagem. Parte a cavalo, mas em breve vê-se privado da sua mintada e tem de combater à espada, depois à pistola. Após isto, o que se lhe depara é um rio, que é forçado a atravessar a nado. Finalmente, com o objectivo à vista, tem de correr. Eis o conjunto de cinco provas, imaginado pelos suecos, que constitui o pentatlo moderno.
Pentatlo Moderno.
Pierre de Frédy, conhecido pelo seu título nobiliárquico de Barão de Coubertin, foi um pedagogo e historiador francês, tendo ficado para a história como o fundador dos Jogos Olímpicos da era moderna.
O pentatlo moderno é um desporto olímpico praticado por homens e por mulheres, individualmente ou em equipas. Estrutura-se por cinco modalidades diferentes: hipismo, esgrima, natação, tiro esportivo e corrida.
Ovencedor é aquele atleta que obtiver o melhor desempenho geral ao somar mais pontos de pentatlo. Por essa variedade de desportos, o vencedor do pentatlo é considerado o atleta mais completo.
O Pentatlo Moderno é praticado segundo categorias de acordo com a idade dos atletas. Como é um desporto que exige do atleta uma excelente preparação física, resitência e técnica, as competições das categorias são realizadas para os mais jovens em forma de Biatlo Moderno englobando corrida e natação. Conforme o atleta vai crescendo, assim como sua forma física, técnica e experiência, o número de modalidades vai aumentando até chegar ao Pentatlo Moderno: entre os treze e os catorze anos, já se adiciona o tiro à lista de modalidades efectuadas. Dos quinze aos dezesseis anos, o chamado Triatlo Moderno já engloba a corrida, a natação, tiro e esgrima na sua prática. A partir dos 22 anos, e até as 40, os praticantes já se encaixam no item Pentatlo Moderno, que abrange corrida, natação, tiro, esgrima e equitação.