Durante a dinastia do imperador Hoang-Ti os bonzos Tao-Tsé preconizaram e codificaram certos exercícios físicos sob a denominação de Cong-Fou, expressão composta de Cong (obreiro, artista) e Fou (homem) para designar o homem que trabalha com arte, o ginasta. O Cong-Fou consistia em uma série de posições nas quais o corpo era colocado durante certo tempo para que o paciente respirasse segundo certos métodos particulares, escolhidos e indicados de acordo com a doença a tratar.
Caracteristícas do Cong -Fou:
a) – Tratava-se de uma arte baseada sobre verdadeira experiência e princípios científicos originais;
b) Consistia de três partes a saber:
- Várias posições do corpo;
- Mudanças de atitudes;
- Durante estes exercícios ou atitudes, realização do acto respiratório segundo certas regras especiais tanto para a inspiração como para a expiração; manipulações masoterápicas.
c) – Esta arte tinha a sua própria terminologia;
d) – Os chineses de qualquer classe social recorriam a este processo terapêutico, quando outro remédio não dava resultado.
O Cong-Fou aconselhava como indispensável para a atenção da saúde:
1º) – Levantar-se cedo;
2º) – Purificar a boca;
3º) – Praticar exercícios corporais;
4º) – Submeter-se às massagens;
5º) – Banhar-se;
6º) – Repousar;
7º) – Alimentar-se de forma adequada.
Os exercícios, tal qual ainda hoje podem ser classificados, apresentavam-se sob três formas;
a) – Exercícios activos;
b) – Exercícios passivos;
c) – Exercícios mistos.