Criar uma Loja Virtual Grátis







Total de visitas: 29073

História dos Paralimpicos

História dos Paralimpicos

 

 

 

 

Os Jogos Paraolímpicos são o maior evento desportivo com o intuito para pessoas com deficiência no mundo. Realizados pela primeira vez em 1960 na cidade de Roma, Itália, a origem destes jogos encontra-se em Inglaterra, onde ocorreram as primeiras competições desportivas para deficientes físicos,  funcionando como forma de reabilitação para militares debilitados na Segunda Guerra Mundial.

Os primeiros jogos foram realizados em Stoke Mandeville, num importante hospital e o Centro Nacional de Lesionados Medulares, em 1948. O Centro foi criado pelo governo inglês com a ajuda do neurologista Ludwig Guttmann para tratar os soldados feridos na guerra. Assim, se adpotou como desporto e modo de tratamento médico, estes jogos .

 O evidente desejo de Ludwig Guttmann em criar uma Olimpíada, com este tipo de jogos para os portadores de deficiência. O sucesso do método de tratamento implantado pelo neurologista , foi tão grande que vários outro médicos do mundo inteiro aplicaram também este método nos seus doentes.

Além de Inglaterra, outras pessoas já praticavam este tipo de jogos noutros lugares. Inevitavelmente, E foi assim que, em 1952, pela 1ª vez foi organizada uma competição de jogos destinados a atletas portadores de deficiência ficando como conhecidos os jogos Internacionais de Mandeville, que reuniram  130 atletas.

Porém, realizou-se mesmo o desejo de Guttman em 1960, foram concretizados os Jogos Paraolímpicos de Roma, evento considerado pelo Comité Paraolímpico Internacional, os Jogos Paraolímpicos de Roma, chamados de Olimpíadas dos Portadores de Deficiência, reuniram 400 atletas, de 23 países, todos numa cadeira de rodas.

O número de atletas e modalidades disputadas não parou mais de crescer. De 400 atletas e 23 países participantes nos Jogos de 1960, fomos para 4 mil atletas e 143 países nos Jogos de Atenas, em 2004. Este deporto para pessoas com necessidades especiais deixou de ser amador e passou a ser a actividade profissional dos atletas.