Total de visitas: 29081

Modalidades

Modalidades

Atletismo: O atletismo está no programa Paraolímpico desde a sua primeira edição em Roma, 1960. As provas destinam-se a atletas com todos os tipos de deficiência, nas categorias masculina e feminina. São categorizados e classificados de acordo com o tipo de deficiência apresentada, com o objectivo de haver equilíbrio na competição. A modalidade de atletismo estava dividida em:

·        Corridas (100m, 200m),

·        Saltos (comprimento, triplo salto) 

·         Lançamentos (peso, dardo)

·        Pentatlo

Basquetebol em cadeira de rodas: É baseado no basquetebol, mas com algumas adaptações para reflectir a presença da cadeira de rodas e para harmonizar os diferentes níveis de deficiência dos jogadores.

Halterofilismo: O levantamento de peso paraolímpico teve sua primeira aparição na 2ª edição dos Jogos Paraolímpicos de Verão de 1964, em Tóquio, sob o nome de “halterofilismo paraolímpico”. Apenas homens com lesão na espinhal medula, participaram nestes jogos olímpicos com regras um pouco diferentes das actuais.

Ao longo dos anos seguintes, o halterofilismo paraolímpico sofreu uma importante transição para incluir outros tipos de deficiência e incorporar regras idênticas às da competições de levantamento de peso básico.

As mulheres participaram neste desporto pela primeira vez, em Sidney, nos Jogos Paraolímpicos de Verão de 2000.

 Esgrima em cadeiras de rodas:

Individual ou colectiva, destina-se a atletas portadores de deficiência física motora, em cadeira de rodas, nas categorias masculina e feminina. A cadeira é fixada ao solo, por meio de uma armação especial, que ao mesmo tempo posiciona o atleta num certo ângulo e distância. Os combates são disputados em 5 toques ou três minutos, na primeira fase da competição. Na fase de eliminação, a partida tem três períodos de três minutos - ou até um dos adversários completar 15 pontos e pode ser disputada nas categorias: florete, espada (masculina e feminina) e sabre (masculina).

GoalBall:

Goalball é um jogo praticado por atletas cegos ou de pouca visão, cujo objectivo é introduzir uma bola sonora com as mãos nas balizas do advesário. Cada equipa joga com três jogadores e todos os atletas usam vendas nos olhos.

 Natação

  Este desporto é destinado a atletas de todos os tipos de deficiência, sendo que estão divididos em dois grupos;  os deficientes visuais e todos os outros tipos de deficiênca. As regras são as mesmas da Federação Internacional de Natação Amadora, com adaptações, em especial às partidas, viragens e chegadas. As competições, nas categorias masculina e feminina, por equipa ou individual, abrangem os quatro estilos: bruços, mariposa, costas e livre. As distâncias variam de 50 a 1500 metros. Os nadadores cegos podem receber um aviso do treinador quando se aproximam das margens da piscina.

 Ténis de mesa paraolímpico:

  Este desporto paraolímpico é destinado a atletas com paralisia cerebral, amputados e em cadeira de rodas, masculinos e femininos, as categorias são divididas em Classes, de 1 a 5, inclui os atletas em cadeiras de rodas, de 6 a 10, os que não necessitam de cadeiras de rodas, e a 11 é a classe específica para deficientes intelectuais. Quanto menor a categoria, maior o tipo de deficiência