Os historiadores acreditam que o boxe chinês iniciou-se alguns séculos atrás quando as lutas corporais se tornaram uma prática popular na China. No início não existiam regras e as lutas terminavam sempre com ferimentos graves ou a morte de um dos lutadores.
Com o tempo o boxe chinês passou a se tornar um desporto, sendo atribuídas regras, equipamentos de protecção e técnicas de finalização, como: chaves, estrangulamentos, cabeçadas, etc. Desta forma as lutas adquiriram um formato mais dinâmico e menos violento, reduzindo os riscos de lesar o adversário. As técnicas utilizadas incluem socos, chutes, joelhadas, projecções e luta de solo.
ORIGEM: Historicamente, a modalidade conheceu sua origem há centenas de anos quando lutas corporais agitavam a China, tanto com as mãos livres, quanto com as armas, os desafios eram realizados sem regras e, na maioria das vezes, resultavam em morte ou ferimento graves dos lutadores.
REGRAS: as regras do boxe chinês é aquela que mais se aproxima de uma situação de combate real, permitindo um contacto amplo entre os oponentes com chutes, socos, cotoveladas, joelhadas, quedas e arremessos. Em um torneio o lutador pode vencer tanto por nokaut como por pontos, 2 rounds de 2 minutos cada, seguido de um terceiro round em caso de empate.
PROTETORES: Capacete, calça ou shorts, conquilha, protector de tórax, protector de canela, protector bucal. Obs.: os profissionais não utilizam capacete e nem protector de tórax, lutador não pode usar golpes de quebramentos, torções e golpes em pontos vitais.
BENEFICIOS: Apesar de ser um desporto de contacto, tem vários benefícios. Raciocínio rápido, perda de peso, desenvolvimento físico e mental, perde o medo, desenvolvimento da agilidade e força, retirada de vícios, saúde e condicionamento físico com resistência corporal, relaxamento mental.